Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2009

“Fim-de-semana alucinante”…. Uma História de Benguela...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

“Fim-de-semana alucinante”….
Pois é… Vocês viram o filme?... Não??... Eu vi!...
<É um filme que relata um fim de semana que previam ser de lazer e acontecem coisas alucinantes...>
 
Quando temos que sair do País para trabalhar e ganhar a vida, sabe bem uns dias longe do trabalho e encontrar amigos.
 
Foi num destes fins-de-semana que com Amigos fui passar um fim-de-semana a Benguela. Eram colegas de trabalho, mas no trabalho também se fazem Amigos. E então decidimos e fomos até Benguela, temos lá um centro de produção e Amigos (colegas) também.
Benguela tem praias lindas e como por aqui faz calor, achamos que era bom ir até junto do mar molhar os pés, as mãos e o corpo todo… A água é azul e quente… Um contraste com a água das praias de Portugal, que é fria…(eu até me dou bem com a água fria das praias de Portugal, é o meu Portugal!...) e que inveja fazíamos a quem está em Portugal suportando o frio de Novembro…
Em Benguela encontramos colegas de trabalho de outras paragens de Angola que também apareceram para gozar um pouco este fim-de-semana prolongado…
Desses encontros resultam convívios. Convívios que sabem bem, pois estamos longe e é tão bom estar com pessoas do nosso País e nesses convívios os laços de amizade estreitam-se… Fazem falta.
A primeira praia que visitei foi na Restinga no LPraia Caotinhaobito, junto ao hotel Terminus… Excelente praia para passar uns bons momentos de relaxamento…
Depois fomos conhecer (eu pelo menos não conhecia) a praia da Caotinha e a praia da Baía Azul. Belas praias para passar bons momentos…
Por ali estive com colegas de trabalho que nunca tinha visto, com quem nunca tinha conversado. Mas tudo gente simpática e com que me dei muito bem.
Senti-me privilegiado poder conviver com todos os colegas com quem estive em Benguela!...Rafael na Caotinha
Para terminar os dias de relaxamento que tivemos em Benguela, nada melhor que um jantar com todos, com todos os colegas que puderam comparecer.
E o restaurante eleito foi o “Pátio do Areias”… Sim, é como que um pátio que serve de sala de refeições.
Á hora prevista lá estávamos todos… Sentados e com apetite para a refeição… Entre conversas, risos e sorrisos, contávamos algumas peripécias da nossa vida por Terras de África. Foram cedidas as listas do cardápio… … Mas o tempo ia passando e ninguém vinha saber o que queríamos comer… A fome já apertava…(Há uma coisa que temos de aprender aqui em Angola… “Há sempre tempo… <Tem calma>… <Já vai>… <Ya>…) Mas como parecia que ninguém queria saber se estávamos com fome ou não, um colega, o Dr. Hélder, resolveu fazer ele a lista dos pedidos que cada um queria comer na refeição… Há pois!...Rafael pensativo... E lá foi o Hélder levar a lista à cozinha para que preparassem os respectivos alimentos…
As bebidas foram servidas com alguns aperitivos, as bebidas foram bebidas e os aperitivos desapareceram, é que uma tarde na praia deixa rastos no estômago de qualquer um…
Esperamos…
Esperamos… Esperamos… …
Esperamos mais algum tempo…
 Esperamos só……………
Os empregados de mesa iam e vinham e nem olhavam para a nossa mesa, talvez por serem muitas pessoas e com tantas pessoas se instalasse na cabeça deles grande confusão de como servir tantas bocas.Demora deixava-nos pensativos
A conversa entre uns e outros já ia acabando sem mais temas para dissecar… Foi quando o Hélder resolveu novamente accionar o seu lado de mestre de mesa… E lá foi ele até à cozinha procurar as refeições de cada pessoa…
Resultou, pois ao regressar trazia em cada mão um prato com alimentos… O Rafael que também é um homem prestável resolveu imitar o Hélder e lá foi fazer também “serviço” de mesa…
Acho que todos ficamos gratos aos dois colegas amigos, pois assim conseguimos ter a nossa refeição…
Com os alimentos ao nosso dispor a disposição voltou a ser a que era antes e as conversas entre uns e outros continuaram a bom ritmo…
O cardápio foi variado, cada um comeu o que gostava mais, eu pela minha parte deliciei-me com um choco grelhado.
Terminada a refeição faltavam as sobremesas e os cafés para cada um. Sim, porque Português que se presa não termina um jantar sem o respectivo café. Alguns não tomam, mas eu adoro!
As sobremesas foram pedidas pelo mesmo processo, Helder e Filipe... Dois Fixes...o Helder e o Rafael lá foram outra vez solicitar o que os comensais desejavam.
Terminada a sobremesa faltavam os cafés… Pois os cafés…
Os empregados de mesa apareceram para saber quantos cafés eram precisos para a nossa mesa… Ali ao lado a funcionária esperava para compreender quantos cafés eram precisos… Nós contávamos as pessoas que queriam tomar… Uns oito ali naquela ponta da mesa…
- Quantos?... Perguntou.
- São oito. Disse eu…
- Quantos???...
- São oitos cafés… Voltei a dizer… - Mas olha, trás muitos, muitos que nós repartimos.
Voltou com um café na bandeja…
- Trás mais cafés!... Exclamou o Helder…
- Mais?... Perguntou admirada…
Voltei a frisar..- São pelo menos uns oito cafés…
- Oito??????... Perguntou a empregada de mesa com ar estupefacto… Parecia que estava a ver aves raras por pedirmos oito cafés…
- Sim… - Voltei a dizer… Sim porque eu por vezes tambéSofia... Ana.. Susana.. Lindos Sorrisos..m digo coisas, e, caí na tentação de dizer que tenho um blog… Então pediram que queriam o endereço e que escrevesse sobre este jantar e assim surgiu este texto…
Depois de três horas sempre terminou a refeição deste jantar de convívio no Pátio do Areias em Benguela…
Terminou o jantar mas não tinha terminado a noite… Pois que as noites em Benguela por vezes prolongam-se por horas intermináveis… Pois é… É que ali ao lado está o “tchirinawa”…(acho que é assim que se escreve…) É a discoteca da zona e que está em alta… Nunca fui lá mas dizem que é um espectáculo… Ui… Paisagens “BELAS” por lá se vêem… Acredito, porque paEles na lua...ra lá foram umas meninas Lindas… Perdoem-me rapazes mas, as meninas são mais lindas… E um sorriso Feminino alegra qualquer homem… Não alegra só, deixa um homem derretido… Ou na lua...
Eu por mim não fui ao “tchirinawa”, fui fazer o gosto ao dedo e fui desaguar o meu vício de tirar fotografias. Fui até ao Lobito à ponta da Restinga tirar fotografias nocturnas, sou fotógrafo fraquito e fazer fotografias nocturnas não é para qualquer um… Mas sempre tirei algumas e acho que até nem ficaram muito mal…
No dia seguinte era tempo de enfrentar a estrada para regressar aos locais de trabalho e enfrentar o calor do sol africano por terras dHá pois é Susana... :)e Angola…
Destes convívios ficam as Amizades cimentadas por conversas agradáveis. Eu por mim senti-me privilegiado ter convivido com pessoas Amigas.
Muito obrigado pelo convívio.
Agora lanço um desafio… Vamos lá… Contem também as vossas aventuras… Confidenciaram-me que tinham a vontade de escrever umas palavras… Assim num blog… (sim, uma colega simpática que conheci ali confidenciou-me…) Sei que tens coisas interessantes para contar, partilha connosco, vá lá…

 

Publicado por Palavras Soltas às 18:34
Link do post | Comentar | Adicionar aos favoritos

~Mais sobre mim

~Pesquisar neste blog

 

~Novembro 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

~Posts recentes

~ Viagem Luanda Huambo…(fic...

~ Do Huambo a Benguela _ 30...

~ A Capulana...(continuação...

~ A Capulana

~ VIAGEM DE LUANDA AO HUAMB...

~ 23:30 horas do dia 25 De ...

~ Uma opinião sobre aquela ...

~ O dia seguinte: (depois d...

~ Pensamentos Profundos est...

~ VANTAGEM DE NAMORAR UM BA...

~ Será que mereço o 12º ano...

~ É Bom Sentir...

~ A quinta do Homem...

~ COMO CHAMAR A POLÍCIA EM ...

~ Uma Viagem de Huambo a Be...

~ Um pensamento sobre Ilha ...

~ Dá para meditar um pouco.

~ “Fim-de-semana alucinante...

~ Cabo Verde

~ África... Como uma Mulher...

~Arquivos

~ Novembro 2015

~ Fevereiro 2013

~ Outubro 2012

~ Agosto 2012

~ Junho 2012

~ Junho 2011

~ Março 2011

~ Janeiro 2011

~ Dezembro 2010

~ Novembro 2010

~ Outubro 2010

~ Setembro 2010

~ Agosto 2010

~ Julho 2010

~ Junho 2010

~ Dezembro 2009

~ Junho 2009

~ Março 2009

~ Fevereiro 2009

~ Dezembro 2008

~ Outubro 2008

~ Setembro 2008

~ Maio 2008

~ Março 2008

~ Dezembro 2007

~ Novembro 2007

~ Agosto 2007

~ Fevereiro 2007

~ Dezembro 2006

~ Novembro 2006

~ Outubro 2006

~Links

~6

6

~5

5

~4

4

~3

3

~2

2

~Outras coisas

1
blogs SAPO

~MEAT LOAF

~O Sapito

~Marc Anthony y La India

~subscrever feeds